Últimas Notícias

Casos de coronavírus aumentam em 11 estados, após afrouxamento do isolamento social

Divulgação/Fernando Frazão/Agência Brasil

Enquanto muitos afrouxam o cinto do isolamento, a pandemia do novo coronavírus fica à vontade para bater recordes, atingindo a população brasileira. A nova média móvel registrada no último sábado (25) apontou que foram 1.097 óbitos por dia durante a semana. Ainda são 11 os estados que seguem com aumento no número diário de mortes por Covid-19. A negativa marca se mantém acima das mil vidas perdidas desde o começo do mês.  

Cientistas atribuem as indesejáveis estatísticas ao afrouxamento em excesso e à desobediência às regras de isolamento social, além da falta de coordenação pelo governo federal. Desde meados de maio, o Ministério da Saúde não tem um titular. O aumento na média móvel diária de mortes foi de 52%, a partir de então. 

No Rio de janeiro, assim como ocorre em outros estados, o agravamento do cenário, ainda de acordo com os especialistas, acontece em razão da falta de diálogo entre o governo estadual e as prefeituras. 

O último registro indicou 23.467 novos casos e 556 novos óbitos por coronavírus. São número levantados pelo consórcio de veículos de imprensa formado por O Globo, Extra, G1, UOL, Folha de S.Paulo e O Estado de S. Paulo. O total de infectados no Brasil é de 2.419.901 pessoas. Destas, 87.052 perderam suas vidas.