Últimas Notícias

Santa Paula ganha unidade do CRAS, e cerca de 5 mil famílias passam a receber atendimento

Divulgação/Anselmo Mourão

Uma nova unidade do Centro de Referência em Assistência Social (CRAS) foi inaugurada nesta quinta-feira (30) em Santa Paula, ao lado do posto de saúde do bairro e da Escola Municipal Vereador Osdevaldo Marins da Matta. 

O espaço montado com uso de módulos passa a atender cerca de 5 mil famílias que, além de Santa Paula, moram em Cassorotiba, Spar e Calaboca, e que antes tinham de ir até Inoã. Serão oito profissionais (dois psicólogos, dois assistentes sociais e quatro técnicos) oferecendo atendimento psicossocial, encaminhamentos e inscrição no CADUnico federal, que possibilita benefícios como Bolsa Família e tarifa social de energia elétrica. Por causa da pandemia do novo coronavírus, o CRAS Santa Paula começa a atender através de agendamento feito pelo telefone 97630-9619.  

“Quando for possível, também teremos atendimento em grupo e visitas domiciliares. Mas já estamos disponibilizando esta porta de entrada dos serviços de assistência social”, ressaltou a coordenadora Maria Dolores Gobbi. 

Para a secretária de Assistência Social de Maricá, Laura Vieira da Costa, a proximidade é um ganho para os moradores. “Além de distante, era até perigoso para muita gente ter de ir a Inoã, porque era preciso atravessar a rodovia. Outro aspecto importante é o fato de estarmos abrindo este equipamento público”, observou ela, reforçando que outras unidades do CRAS que forem abertas terão esse mesmo modelo. 

Alguns usuários dos serviços do CRAS participaram da inauguração e também ressaltaram a vantagem de estar agora dentro do bairro. “Para mim foi muito bom vir para cá, pois é um lugar onde resolvo muita coisa. Eu e minha família tiramos documentos e fomos muito bem atendidos pela equipe”, contou a dona de casa Elisabeth da Silva, de 40 anos, que mora com outras seis pessoas, as quais todas recebem atendimento. Por sua vez, Arlete Soares Costa mora sozinha e disse que também vai procurar os serviços da nova unidade. “Quero falar com a assistente social, para mim que vivo sozinha é ótimo. O espaço ficou lindo também, vai ser bom para todos”, afirmou.