Últimas Notícias

Pesquisa mostra recorde de trabalho com carteira assinada

O país bateu recorde em trabalhadores com carteira assinada (Foto: Dênio Simões/Agência Brasil)

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou, nesta sexta-feira (28), a recente Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad Contínua), sobre o mercado de trabalho.

Os dados mostram que a taxa de desocupação no trimestre encerrado em fevereiro é de 6,8%, resultado 0,7 ponto percentual acima do registrado no trimestre móvel anterior, terminado em novembro de 2024 (6,1%). Porém, é a menor para um trimestre encerrado em fevereiro desde 2014, quando marcou 6,8%.

Pela pesquisa, cerca de 7,5 milhões de pessoas estavam sem trabalho no período, uma alta de 10,4% em comparação ao trimestre anterior, mas 12,5% menor que o mesmo trimestre de 2024.

Ainda segundo a pesquisa do IBGE, o país alcançou recorde no número de trabalhadores com carteira assinada. Com os resultados registrados em janeiro e fevereiro, o país acumula saldo superior a meio milhão de novas vagas formais no primeiro bimestre: 576 mil.

No mesmo período em 2024, foram 480 mil. Na perspectiva dos últimos 12 meses, o saldo é de 1,78 milhão de empregos com carteira assinada no Brasil. Desde janeiro de 2023, são 3,7 milhões de vagas formais acumuladas. O estoque, ou seja, o número total de pessoas com vínculo formal trabalhando, chegou a 47,78 milhões no mês passado, crescimento de 0,91% em relação ao mês anterior.

*Fonte: Agência Brasil / Agência Gov