Últimas Notícias

País terá plebiscito popular sobre questões que afetam a população

Redução de jornada de trabalho é uma das questões do plebiscito (Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil)

Uma consulta popular está sendo organizada por mais de 100 entidades reunidas nas frentes Brasil Popular e Povo Sem Medo. O lançamento será no próximo dia 10 de abril, a partir das 18h30 no Salão Nobre da Faculdade de Direito da USP, no Largo de São Francisco, 95 (Centro).

O Plebiscito Popular 2025 contará com três perguntas:
• Você é favorável à redução da jornada de trabalho sem redução salarial?
• Você é favorável ao fim da escala 6×1 para as categorias de trabalhadores que não querem esse regime de trabalho?
• Você é a favor de que quem ganhe mais de R$ 50.000 pague imposto para que quem receba de salário até R$ 5.000 não pague imposto de renda?

A consulta será feita por meio de listas e urnas colocadas nas ruas de várias cidades do país, durante todo o mês de setembro.

De acordo com os organizadores, a redução da jornada de trabalho sem a redução salarial é “urgente e necessária para que o conjunto da sociedade seja beneficiado pelo avanço tecnológico, a modernização da indústria e da agricultura e a digitalização da área de comércio e serviços”.

Em relação ao fim da escala 6×1, os organizadores observam que é a “expressão mais visível da exploração do trabalho, ao impor a diversas categorias um regime com um dia de folga semanal, sem qualquer salvaguarda de convenções e acordos coletivos”.

A redução da jornada de trabalho sem redução salarial é uma bandeira histórica do movimento sindical.

Também é destaque no plebiscito e tema de uma luta histórica dos movimentos o combate à injustiça tributária. A alíquota de 27,5%, a maior faixa do Imposto de Renda no Brasil, é a mais alta paga pela classe média em relação, por exemplo, ao México (23%), Colômbia (19%), Índia (15%), Peru (14%), EUA (12%) e China (10%).

*Fonte: vermelhor.org.br