O presidente da China, Xi Jinping, afirmou que “não há vencedor em uma guerra tarifária” e advertiu que “ir contra o mundo só resultará em isolamento”. A declaração foi feita durante reunião, nesta sexta-feira (11), em Pequim, ao lado do primeiro-ministro da Espanha, Pedro Sánchez, que se encontra em visita oficial ao país.
Segundo informações da agência estatal chinesa Xinhua, o presidente ressaltou que ao longo de 70 anos, o progresso da China foi alcançado “por meio da autossuficiência e da luta árdua, sem depender da benevolência de outros, muito menos temendo repressões injustificadas”.
Xi Jinping destacou ainda que a importância da cooperação com a União Europeia (UE), descrevendo os dois blocos como “grandes economias globais” e “defensores firmes da globalização econômica e do livre comércio”. Xi lembrou que, somados, China e UE respondem por mais de um terço da produção econômica mundial.
O premiê espanhol elogiou a relação sino-europeia.
“A China é um parceiro importante da UE, e a Espanha sempre apoiou o desenvolvimento estável dessas relações”, declarou Pedro Sánchez.
Segundo ele, a União Europeia permanece comprometida com o comércio livre e aberto, com o multilateralismo e “se opõe ao aumento unilateral de tarifas”.
*Fonte: Brasil 247