Últimas Notícias

China convoca reunião do Conselho de Segurança da ONU

Na reunião serão debatidos os impactos do unilateralismo e das tarifas norte-americanas sobre o comércio global (Foto: Xinhua/Li Muzi)

O governo chinês convocou para o próximo dia 23 de abril uma reunião informal do Conselho de Segurança da ONU. O objetivo é denunciar o que classifica como “atos de intimidação e unilateralismo” por parte de Washington.

O tema da reunião, que será aberta aos 193 Estados-membros das Nações Unidas, será “o impacto do unilateralismo e das práticas de intimidação nas relações internacionais”.

De acordo com a delegação chinesa, os Estados Unidos são acusados de usar tarifas como “instrumento de pressão extrema”, em flagrante violação das regras do comércio internacional.

A ofensiva diplomática chinesa ocorre após a imposição, por parte do presidente Donald Trump, de tarifas que somam até 145% sobre importações da China – número que sobe para 245% se incluídas as taxas anteriores à atual gestão.

Em entrevista coletiva, o porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da China, Lin Jian, disse que o abuso das tarifas norte-americanas “causa sérios danos aos interesses e ao bem-estar de todos os países”.

*Fonte: vermelho.org.br