Um amplo Acordo de Livre Comércio será assinado pelos países-membros do bloco sul-americano – Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai – e os Estados da Associação Europeia de Livre Comércio (EFTA), compostos por Islândia, Liechtenstein, Noruega e Suíça.
O anúncio feito durante a 66ª Cúpula do Mercosul, realizada em Buenos Aires, afirma que as negociações já foram concluídas.
Segundo nota oficial, divulgada pelo Ministério das Relações Exteriores do Brasil, o acordo estabelece uma zona de livre comércio que abrange cerca de 300 milhões de pessoas e um Produto Interno Bruto (PIB) combinado superior a US$ 4,3 trilhões.
Entre os principais ganhos está o o aumento do acesso a mercados para mais de 97% das exportações das duas regiões, o que deve impulsionar o comércio bilateral e favorecer diretamente empresas e consumidores.
O acordo promete, ainda, ampliar as oportunidades de negócios para os agentes econômicos dos oito países envolvidos, com especial atenção às micro, pequenas e médias empresas.
*Fonte: Brasil 247