O presidente Luiz Inácio Lula da Silva criticou a derrubada do decreto que reajustava alíquotas do IOF (Imposto sobre Operações Financeiras), pelo Congresso Nacional.
As críticas foram feitas em Salvador, nesta quarta-feira (2), durante a celebração dos 202 anos da Independência da Bahia.
Lula levantou uma placa pedindo a “taxação dos super-ricos”, denunciou a força do lobby financeiro no Congresso e reafirmou a necessidade de recorrer ao Supremo Tribunal Federal (STF) para garantir governabilidade.
O presidente responsabilizou Hugo Motta, presidente da Comissão Mista de Orçamento, e o senador Davi Alcolumbre pelo “rompimento de um acordo” feito com o governo.
Lula disse que havia um entendimento firmado entre líderes e ministros na noite de um domingo, que foi desrespeitado dois dias depois, quando a pauta foi levada a voto e o decreto foi derrubado.
“Não podemos permitir que quem lucra milhões sem pagar imposto continue se beneficiando. Queremos que os bilionários, e não os trabalhadores, arquem com a conta”, ressaltou o presidente.
*Fonte: vermelho.org.br