A próxima presidência do Mercosul será exercida pelo Brasil no segundo semestre deste ano. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva recebeu a coordenação do bloco sul-americano do presidente argentino, Javier Milei, nesta quinta-feira (3), durante a 66ª Cúpula do Mercosul, em Buenos Aires, na Argentina.
Durante o evento, Lula apresentou as pautas prioritárias para o próximo período: ampliação comercial, promoção da transição energética, desenvolvimento tecnológico, combate ao crime organizado e enfrentamento das desigualdades sociais.
o fortalecimento da Tarifa Externa Comum (TEC), a incorporação dos setores automotivo e açucareiro ao regime comercial do bloco, além do fortalecimento dos mecanismos de financiamento de infraestrutura e desenvolvimento regional também fazem parte da pauta da presidência brasileira.
“Estar no Mercosul nos protege. Nossa Tarifa Externa Comum nos blinda contra guerras comerciais alheias. Nossa robustez institucional nos credencia perante o mundo como parceiros confiáveis. Enfrentaremos o desafio de resguardar nosso espaço de autonomia em um contexto cada vez mais polarizado”, disse Lula durante sua posse.
*Fonte: Agência Brasil