A convocação do presidente do Banco Central (BC), Gabriel Galípolo, para uma audiência pública que tratará do ataque hacker à empresa C&M Software, foi aprovada nesta quarta-feira (9) pela Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional da Câmara dos Deputados.
Com o ataque, foram desviados pelo menos R$ 541 milhões de seis instituições financeiras, evidenciando vulnerabilidades no sistema bancário brasileiro.
Galípolo terá que prestar esclarecimentos sobre as providências adotadas pela autoridade monetária para lidar com o incidente.
O presidente do BC deverá responder uma série de perguntas, incluindo medidas adotadas para mitigar os efeitos do ataque e assegurar o funcionamento do sistema financeiro, além de possíveis evidências que indiquem a atuação de agentes estrangeiros na operação criminosa.
Galípolo deverá prestar esclarecimentos ainda sobre os mecanismos de cooperação entre o Banco Central, o Ministério da Defesa, a Agência Brasileira de Inteligência (Abin) e o Gabinete de Segurança Institucional (GSI) diante de ameaças cibernéticas de grande escala.
*Fonte: Brasil 247