O governo federal vai criar um grupo de trabalho com o objetivo de estudar uma eventual retaliação à tarifa de 50% aplicada às exportações brasileiras para os Estados Unidos anunciada por Donald Trump, nesta quarta-feira (9).
A afirmação é do ministro da Casa Civil, Rui Costa, que explicou ainda que o grupo deverá estudar novos mercados para compensar parte das perdas , caso as tarifas de Trump entrem em vigor em agosto.
Os setores de aço e alumínio, que já estão afetados por barreiras comerciais anteriores, também devem ser impactados.
Trump justificou a medida com acusações ao sistema judiciário brasileiro. No documento, ele citou “ataques à liberdade de expressão” e à atuação de empresas de tecnologia dos EUA.
Ele também classificou o julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) no STF como uma “vergonha internacional” e acusou o governo Lula de promover uma “caça às bruxas”.
O presidente Lula respondeu de forma imediata com uma declaração oficial, afirmando que o Brasil “não aceitará ser tutelado por ninguém” e reforçou que o julgamento dos envolvidos na tentativa de golpe de 8 de janeiro de 2023 é de competência exclusiva da Justiça brasileira.
O Itamaraty devolveu a carta à embaixada dos Estados Unidos em Brasília como forma simbólica de protesto.
*Fonte: Brasil 247