Milhares de trabalhadores foram às ruas, nesta quinta-feira (10), em diversas cidades brasileiras para reivindicar a taxação de super-ricos, o fim da escala de trabalho 6×1 e justiça tributária.
O movimento ganhou ainda mais força devido ao anúncio do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, de tarifas de 50% sobre produtos brasileiros como chantagem pelo julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro.
Em São Paulo, manifestantes se fantasiaram de Trump e Bolsonaro em performance simbólica para denunciar a subserviência do bolsonarismo aos interesses estrangeiros. O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, também recebeu críticas, sendo chamado de “vira-lata” durante a manifestação na Avenida Paulista.
No Rio, o protesto ocorreu em frente à Bolsa de Valores, onde os manifestantes denunciaram a financeirização da economia e a evasão fiscal dos super-ricos.
A mobilização foi convocada pelas frentes Brasil Popular e Povo Sem Medo, com apoio de centrais sindicais como CTB, CUT, Intersindical e UGT, e movimentos sociais ligados à classe trabalhadora.
*Fonte: vermelho.org.br