Últimas Notícias

Lula é aplaudido ao defender soberania brasileira e chamar Trump de autocrata

Lula é aclamado em seu discurso de abertura na ONU (Foto: Ricardo Stuckert / PR)

Na abertura da 80ª Assembleia Geral das Nações Unidas, em Nova York (EUA), nesta terça-feira (23), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, enviou recado à extrema direita mundial e fez referência direta às retaliações de Donald Trump ao Brasil.

As medidas, que incluem tarifas de 50% sobre as exportações brasileira e sanções contra membros do governo e ministros do Supremo Tribunal Federal (STF), são consideradas pelo presidente como atentados à soberania brasileira.

Lula garantiu que o Brasil não se curvará a qualquer ataque ou tentativa de interferência externa. O presidente falou sobre a cultura da violência presente no bolsonarismo e na extrema direita como um todo e expôs para o mundo todo a tentativa de golpe de Estado deflagrada por Jair Bolsonaro e a condenação do ex-presidente.

Em referência indireta, Lula mencionou o deputado Eduardo Bolsonaro, ao falar em “falsos patriotas” que promovem ações contra o Brasil.

Lula foi aclamado com aplausos ao reforçar que a soberania do Brasil não está em negociação e ao referir-se a Trump como “candidato a autocrata”.

*Fonte: Revista Fórum