Em entrevista coletiva, na tarde desta quinta-feira (2), 0 ministro da Saúde, Alexandre Padilha, disse que o Brasil registra 59 notificações relacionadas à intoxicação por metanol.
Das 59 notificações, 11 já têm a detecção laboratorial da presença do metanol. Desses registros, 53 são de São Paulo, 5 de Pernambuco e 1 do Distrito Federal.
O ministro informou que foi estabelecido um estoque de etanol farmacêutico nos hospitais universitários federais e a compra de 4.300 ampolas para que elas estejam disponíveis para qualquer centro de referência ou unidade de saúde que não tenha.
O etanol farmacêutico age como antídoto, impedindo que o metanol seja convertido em ácido fórmico, substância ainda mais perigosa.
Ainda de acordo com o ministro, gestores municipais e estaduais estão sendo orientados sobre como acessar o etanol farmacêutico. Padilha também informou que a Anvisa mapeou no Brasil 604 farmácias que já produzem o etanol farmacêutico.
Segundo o ministro, em casos suspeitos de intoxicação por metanol, o etanol farmacêutico deve ser utilizado rapidamente.
*Fontes: Agência Brasil e g1