Via Vermelho – Enquanto o Brasil segue na condição de único país do mundo com um longo platô de alto número de mortes por Covid-19, a curva de contágios continua aumentando, o que pode tirar o País da estabilidade para um aumento de mortes.
Cidades em que a pandemia chegou primeiro apresentam estabilidade ou queda no número de óbitos, enquanto o interior do país e a região Sul enfrentam uma aceleração de mortes e contágios. Norte e Nordeste são as regiões em que os estados apresentam controle da pandemia, com queda significativa e constante de óbitos.
O mapa de estados em estabilidade, aumento ou queda nas mortes continua o mesmo do dia anterior. O balanço do Ministério da Saúde divulgado na terça-feira (4) apontou que foram contabilizadas nas últimas 24 horas 1.154 novas mortes causadas pela Covid-19.
O Brasil agora ultrapassa oficialmente a marca de 95 mil vítimas de infecção provocada pelo novo coronavírus. O número total de registros de óbitos está em 95.819.
Segundo o governo federal, também foram acrescentados de um dia para o outro 51.603 novos diagnósticos confirmados para a doença, o que eleva o total de infectados pelo coronavírus em todo o país a 2.801.921.
O ministério ainda divulgou que atualmente o Brasil tem 735.335 pacientes em acompanhamento, enquanto outros 1.970.767 já são considerados como casos recuperados da doença.
No total, seis estados apresentaram alta de mortes: Paraná, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Mato Grosso do Sul, Acre e Tocantins. Em relação ao domingo (2), Roraima e o Distrito Federal deixaram de estar com alta na média de mortes e agora aparecem em estabilidade.