Últimas Notícias

Agente prisional é acusado de agressão e violação de direitos por advogados

Reprodução

O site ‘O Liberal‘ informou, nesta sexta-feira (21), a existência de uma denúncia de agressão. Segundo a publicação, a advogada paraense Juliana Nunes e seu colega, Josiel Abreu, foram alvos de ataques em pleno exercício da profissão na última quinta (20). A acusação é de agressão física, moral, psicológica e violação de prerrogativas, que teriam sido protagonizadas por um agente prisional. O fato ocorreu no presídio Colônia Penal Agrícola de Santa Izabel, no município de Santa Izabel (PA).

Josiel Abreu realizava atendimento a um custodiado e Juliana Nunes dava conta de outra incumbência. O agente teria interrompido o trabalho do advogado, alegando que não era permitido fazer quaisquer apontamentos ou anotações na entrevista com o cliente, sendo, em seguida, corrigido por Josiel.

A discussão foi iniciada, havendo, de acordo com os relatos, xingamentos ao advogado. Juliana, ao perceber o que acontecia, tentou intervir, mas teria também virado alvo de palavrões. Houve, segundo a publicação, soco na boca, por parte do agente, contra a advogada, que teria revidado.

A Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap) disse que “ao contrário do que foi divulgado, o agente prisional da Colônia Penal Agrícola de Santa Izabel, localizado no Complexo Penitenciário de Santa Izabel, foi agredido fisicamente e verbalmente por uma advogada na tarde desta quinta-feira (20)”.

A Seap ainda afirmou que o órgão vai comunicar a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) sobre a “conduta incompatível com a advocacia e inaceitável com o agente público, que executava seu papel para garantir a segurança e funcionamento do sistema penitenciário paraense, assim como irá adotar todas as medidas cabíveis”.