Últimas Notícias

Escolas de samba vão anunciar que não haverá desfile em fevereiro de 2021, diz colunista

Divulgação/Fernando Frazão/Agência Brasil

A falta de segurança sanitária e de tempo hábil até a grande festa resultarão na quebra de uma tradição que começou em 1932. Em sua coluna desta quinta-feira (27) no jornal O Globo, Ancelmo Gois afirma que não haverá desfile das escolas de samba do Rio de Janeiro em fevereiro de 2021. Segundo ele, as agremiações vão anunciar a decisão no fim de setembro.

Ancelmo destaca o cenário de pandemia da Covid-19, que impossibilita a venda de ingressos para o espetáculo da Sapucaí. Esta é a principal fonte de receita que a festa gera. O período curto até o carnaval também é obstáculo para a compra de materiais destinados à confecção de alegorias e fantasias.

O colunista informa ainda que Quitéria Chagas e Milton Cunha encabeçam um movimento chamado #NãoésóFolia. A ação visa ajudar os trabalhadores dos barracões das escolas de samba. Por conta do novo coronavírus e a consequente indefinição sobre o desfile do próximo ano, eles tiveram sérias dificuldades financeiras. Também faz parte do manifesto a intenção de mostrar – por exemplo, ao prefeito Marcelo Crivella – que os integrantes da cultura popular merecem respeito.