Diagnosticado com Covid-19 em 10 de agosto, Pranab Mukherjee morreu nesta segunda-feira (31), aos 84 anos. O ex-presidente da Índia teve uma infecção pulmonar. Ele estava no hospital desde que foi descoberta a doença.
Nascido na aldeia de Mirati, no estado de West Bengal, em 11 de dezembro de 1935, Mukherjee estudou história, ciências políticas e direito. Antes de entrar na política, ele foi professor universitário e jornalista.
Mukherjee ocupou, entre outros cargos, a função de ministro em várias pastas e chegou à presidência. Jamais exerceu, entretanto, o papel de primeiro-ministro, que é o posto de maior poder na administração pública do país. Durante a cerimônia de sua posse como o 13º presidente, ele prometeu lutar contra a pobreza e trabalhar para aliviar a fome na Índia.
O ex-presidente fez parte do Partido Congresso. Por conta de um escândalo de corrupção ocorrido no seu mandato, perdeu as eleições gerais para a legenda, tendo que dar posse – para o cargo de primeiro-ministro – ao nacionalista hindu Narendra Modi.