Últimas Notícias

Flordelis: Câmara decide reativar Conselho de Ética para analisar caso da deputada

Reprodução

Fechado em função da pandemia da Covid-19, como ocorreu com as comissões deliberativas do Congresso, o Conselho de Ética vai ser reaberto. A decisão foi tomada pela Mesa Diretora da Câmara dos Deputados nesta terça-feira (1). O motivo é o imbróglio que cerca a deputada federal Flordelis (PSD-RJ). O caso da parlamentar será analisado com prioridade.

No processo que apura o assassinato do pastor Anderson do Carmo, em junho de 2019, Flordelis é acusada de ser a mandante do crime contra o seu próprio marido.

Os integrantes da Mesa assinaram um projeto de resolução que permite a reabertura do Conselho de Ética. Outras três comissões também voltarão a funcionar: Comissão de Constituição e Justiça; Finanças e Tributação; e Fiscalização e Controle. Na reunião ocorrida nesta manhã, estava o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ),

É preciso que o projeto passe pelo plenário. No entanto, os partidos já definiram que irão aprová-lo. Maia, em entrevista no começo da tarde, afirmou que pretende colocar o requerimento em votação ainda nesta terça.

A corregedoria da Câmara receberá o caso da deputada. Depois da elaboração de um relatório, uma análise será feita pela Mesa Diretora. Por fim, haverá o encaminhamento ao Conselho de Ética.

O processo contra a parlamentar deverá ser o primeiro da lista de análises. Isso por conta da gravidade do caso. Flordelis vai ter dez dias para apresentar sua defesa por escrito, após ser notificada.