Morreu, nesta quarta-feira (2), José Carlos Cardoso, conhecido como Tisiu. Ele era Presidente do PCdoB Sapopemba/São Mateus, na Zona Leste de São Paulo. O militante estava internado há duas semanas na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Estadual de Sapopemba (Hesap), de acordo com informações do partido.
Tisiu também integrava a Comissão Política Municipal. Em sua homenagem, o Partido Comunista do Brasil decidiu batizar a Convenção Eleitoral do próximo sábado (5) com o nome do líder.
Confira a íntegra da nota do PCdoB São Paulo
“É com pesar que o PCdoB São Paulo informa a morte do combativo camarada José Carlos Cardoso, o Tisiu. Internado havia duas semanas na UTI (Unidade de Terapia Intensiva) do Hospital Estadual de Sapopemba (Hesap), ele faleceu nas primeiras horas desta quarta-feira (2).
Quadro metalúrgico, militante do PCdoB desde a década de 1970, Tisiu era presidente do PCdoB Sapopemba/São Mateus, na Zona Leste paulistana, e membro da Comissão Política Municipal. Sua trajetória de destacada dedicação ao Partido inclui tarefas em todo o estado, especialmente nas áreas de Movimento Sindical, Movimento Social e Formação. Ex-assessor parlamentar, trabalhou, ainda, como gestor na SMPIR (Secretária Municipal de Promoção da Igualdade Racial), durante o governo Fernando Haddad.
Tisiu foi responsável pela filiação de dezenas de camaradas ao PCdoB e um entusiasta do protagonismo operário no movimento comunista. Era também um grande incentivador da indicação de jovens para a linha de frente partidária. No último período, era uma das vozes que mais cobravam uma oposição politizada e mais qualificada ao governo de extrema-direita de Jair Bolsonaro.
Em homenagem ao camarada Tisiu, o PCdoB São Paulo batizará sua Convenção Eleitoral, no próximo sábado (5), de Conferência José Carlos Cardoso. Aproveitamos para manifestar nossa solidariedade à família, aos amigos e aos militantes que tiveram o privilégio de compartilhar de sua companhia.
Camarada José Carlos Cardoso (Tisiu), presente!”