No feriado de 7 de setembro, os brasileiros celebraram, mais uma vez, a independência nacional e o País seguiu registrando os problemas que o cerca atualmente, como os 4 milhões de infecções e as 126 mil mortes por Covid-19. Importantes nomes da esquerda fizeram menções à data, via redes sociais, nesta segunda-feira. Foi o caso do candidato à prefeitura de São Paulo pelo PCdoB, Orlando Silva, que chamou a atenção a mais uma aparição do presidente Jair Bolsonaro em público sem proteção.
“Bolsonaro passeando em carro aberto sem máscara, utilizando crianças para amenizar sua imagem de genocida e expondo-as a risco de contaminação. Que ser desprezível”, comentou o deputado federal.
Com Bolsonaro no poder, o Brasil se apequenou, voltou a ser humilhado e subalterno aos EUA. O falso patriotismo dos entreguistas deve ser denunciado e combativo. 7 de Setembro é dia de lutar por uma nova #IndependenciadoBrasil dizendo #ForaBolsonaro.
— Orlando Silva (@orlandosilva) September 7, 2020
Já Flávio Dino (PCdoB-MA) cobrou uma atitude do presidente dos Estados Unidos que correspondesse ao que foi visto quando o país norte-americano é que comemorou a independência.
“Trump já foi visitar a embaixada do Brasil hoje, para homenagear a nossa Independência? Lembremos que Bolsonaro fez isso na data magna dos Estados Unidos. Não há reciprocidade? Ou é mera subserviência mesmo?”, questionou o governador do Maranhão.
Trump já foi visitar a embaixada do Brasil hoje, para homenagear a nossa Independência ? Lembremos que Bolsonaro fez isso na data magna dos Estados Unidos. Não há reciprocidade ? Ou é mera subserviência mesmo ?
— Flávio Dino 🇧🇷 (@FlavioDino) September 7, 2020
A relação de Bolsonaro com Donald Trump também foi recordada por Jandira Feghali (PCdoB-RJ). A deputada federal pelo Rio de Janeiro criticou as “entregas” do governo aos estrangeiros.
“Independência? Com um presidente lambe-botas dos EUA, acocorando o Brasil aos interesses de outras nações? Vendendo o país, entregando a Amazônia, dando as estatais, fatiando a Petrobras como banana. Não há Independência com Bolsonaro. Não há saída com Bolsonaro. FORA, BOLSONARO!”, ressaltou.
"Indepen… vem cá, por que Queiroz depositou 89 mil reais em cheques para a esposa do Bolsonaro?" pic.twitter.com/i4hdLOU2RP
— Jandira Feghali 🇧🇷🚩 (@jandira_feghali) September 7, 2020
Manuela D’Ávila (PCdoB-RS), que vai concorrer à prefeitura de Porto Alegre, foi mais uma a se manifestar neste feriado. Ela reforçou a necessidade de manter a busca por melhores condições de vida a todos os brasileiros.
“Sempre carreguei a bandeira de nosso país comigo porque me move o sonho de um Brasil verdadeiramente independente em que mulheres e homens, de todas as idades, vivam com dignidade. Nesse 7 de setembro seguimos na luta por independência: Escola, trabalho, casa e comida”, escreveu a vice da chapa de Fernando Haddad (PT) nas eleições de 2018.
Sempre carreguei a bandeira de nosso país comigo porque me move o sonho de um Brasil verdadeiramente independente em que mulheres e homens, de todas as idades, vivam com dignidade. Nesse 7 de setembro seguimos na luta por independência: Escola, trabalho, casa e comida. pic.twitter.com/lgFrchDvFz
— Manuela (@ManuelaDavila) September 7, 2020
Por falar no petista, o ex-prefeito de São Paulo publicou uma imagem em referência aos 20 milhões de empregos de carteira assinada gerados pelo governo do Partido dos Trabalhadores, entre as gestões de Lula e Dilma Rousseff. Por sua vez, o próprio Luiz Inácio Lula da Silva (PT) tem um pronunciamento agendado para esta segunda em seu canal no YouTube.
Hoje, às 15h. Assista em nossas redes. https://t.co/datqAOgYac
— Lula (@LulaOficial) September 7, 2020