Depois do México, foi revelado que outro país da América receberá a vacina Sputnik V. Deste vez, o produto fabricado pela Rússia terá como destino o Sul do continente. Segundo o Fundo Russo de Investimentos Diretos (RFPI), o Brasil comprará mais de 50 milhões de doses do medicamento, porém os interessados são apenas dois estados. Um deles a ser comunicado oficialmente nesta sexta-feira (11). Contudo, o governo da Bahia já afirmou que, após fechar parceria, vai contar com a novidade em novembro.
“No Brasil, nós já fechamos acordo com o estado do Paraná, e amanhã anunciaremos o acordo com mais um estado. Eles vão comprar 50 milhões de doses da vacina, e isso para nós é uma parceria importante”, disse Kirill Dmitriev, diretor-geral do RFPI, em videoconferência com representantes de países latino-americanos.
O Paraná havia anunciado, no início deste mês, que faria testes da vacina russa em pelo menos 10 mil voluntários a partir de outubro. No acordo, estão previstas a terceira fase de testes da Sputnik V e a produção – com seguida distribuição – do medicamento em território brasileiro.
Dmitriev também declarou que, nesta sexta, será anunciado “o fornecimento de até 100 milhões de doses para outros países da América Latina”. A Sputnik V foi idealizada e elaborada para combater a Covid-19, doença provocada pelo novo coronavírus (SARS-CoV-2).