Últimas Notícias

‘Papel do Estado, emprego e questão ambiental’: Dino aponta temas ‘ignorados’ pelo governo Bolsonaro

Gilson Teixeira/Divulgação

A edição da última sexta-feira (11) do programa “Roda de Conversa” teve como entrevistado Flávio Dino, do PCdoB. Em live via redes sociais, o governador do Maranhão conversou com os jornalistas Osvaldo Bertolino, Jorge Gregory e Luiz Manfredini. Ele fez críticas ao conteúdo da agenda seguida pelo governo de Jair Bolsonaro e considerou que há falta de um plano para recolocar a ideia inicial na rota, após a pandemia de Covid-19 “desarrumar” a estratégia traçada.

“Nós já vínhamos de um processo difícil. Havia uma agenda errada em curso, mas havia uma tentativa deles de gerar crescimento a partir da chamada contração fiscal expansionista, que é, obviamente, uma tradição terminológica, uma impossibilidade lógica, uma falácia, era ideologia. Porque toda contração fiscal é contracionista. Não existe contração fiscal expansionista, nem semanticamente. Mas, eles acreditavam nisso. Iam cobrir tetos, fazer privatização, cortar direitos, e (acreditavam) que, de algum modo, isso iria levar a abertura de espaço para o investimento privado. Só que veio essa terrível, essa tragédia, que é a pandemia do coronavírus, e desarrumou o jogo. E aí eles não acertaram rearrumar”, argumentou Dino.

“É como se fosse um time de futebol que entrou em campo para jogar no contra-ataque, só que leva cinco gols. Vai continuar jogando no contra-ataque? Não, você tem que mudar a tática, e eles não sabem mudar, porque tem três temas centrais que eles não querem tratar: papel do Estado, a questão do trabalho, do emprego, e a temática ambiental, que é vital. São três temas que o Bolsonaro tem horror e são três temas centrais de uma agenda de desenvolvimento. Então, realmente, é angustiante porque a agenda deles é inviável e eles não sabem o que colocar no lugar porque eles não querem colocar, porque uma agenda que conduzisse o país a um bom rumo teria que passar por esses três eixos que eu mencionei”, completou.

No sábado (12), pelo Twitter, Flávio Dino destacou as duas novas rodovias estaduais inauguradas ao longo da semana, entre Vitorino Freire e Paulo Ramos e entre Lago da Pedra e Lagoa Grande. Citou ainda a recuperação do trecho entre Zé Chicão e Vitorino.