Últimas Notícias

Argentina: quarentena mais prolongada do mundo é estendida em três semanas

Reprodução/Twitter

Pelo menos até 11 de outubro permanecerá a quarentena na Argentina. O isolamento social imposto por conta da pandemia de Covid-19 foi prorrogado por três semanas, totalizando 205 dias. É o mais longo do mundo. Haverá uma maior rigidez nas medidas de restrição, decisão esta que tem dividido as opiniões entre a população.

“A partir do diálogo constante com os especialistas e com os governadores de todo o país, decidimos manter as medidas de cuidado até domingo, 11 de outubro”, informa o anúncio oficial divulgado por vídeo via redes sociais.

“As autoridades locais serão as que determinarão as novas indicações para cada território. O governo nacional recomenda incrementar as restrições para diminuir a circulação das pessoas”, sugere o comunicado.

No momento, seguem proibidas as aulas presenciais e o uso de transportes públicos para quem não for funcionário de algum trabalho da lista dos considerados essenciais. É necessário uma permissão especial para a circulação de cidadãos e veículos. Deslocamentos de pessoas entre municípios e províncias também não estão autorizados. A ocupação das UTIs é de 67,3%.

“Em maio, o interior representava apenas 7% dos contágios enquanto a área metropolitana de Buenos Aires respondia por 93%. Agora, o interior representa 49,2%, quase a mesma porcentagem de Buenos Aires com 50,8%. Na área metropolitana da capital, a curva de contágios é alta, mas estável”, detalha o anúncio oficial.

Já são mais de 613 mil casos de novo coronavírus (Sars-CoV-2) no país sul-americano. O número de mortes decorrentes da doença passa de 12.600.