Em decreto publicado na edição extra do Diário Oficial de sexta-feira (18), o governador em exercício do Rio de Janeiro, Cláudio Castro (PSC), prorrogou algumas medidas restritivas de combate à Covid-19 no estado. Eventos com presença de público e a permanência nas praias seguem suspensos até 6 de outubro.
Também fica proibido o estacionamento de veículos particulares em toda a orla da cidade do Rio aos sábados, domingos e feriados, durante as próximas semanas. Moradores da região, entretanto, podem estacionar seus carros.
Autorizados a funcionar até 1h com a metade da capacidade de lotação, donos de bares e restaurantes têm de respeitar outra regra: a que não permite o consumo de bebidas alcoólicas em ambiente externo depois das 22h.
Cláudio Castro assumiu o cargo após o afastamento de Wilson Witzel (PSC) por 180 dias imposto pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ). O motivo da saída do governador é a suspeita de corrupção em supostos desvios nos contratos emergenciais para o enfrentamento da pandemia de Covid-19. Castro também é investigado na apuração sobre a existência do esquema na Saúde e sofreu buscas da Polícia Federal em sua residência.
Para piorar a situação do governo fluminense, foi aprovado, por unanimidade, pela Comissão Especial da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj), o prosseguimento do processo de impeachment de Witzel. A votação, que ocorreu entre os deputados na última quinta-feira (17), registrou o placar de 24 a 0.