Últimas Notícias

Testes para Covid-19 foram realizados por 8,5% da população brasileira

Divulgação/Leopoldo Silva/Agência Senado

Segundo dados da Pnad Covid, divulgados nesta quarta-feira (23) pelo IBGE, cerca de 17,9 milhões de brasileiros realizaram, até agosto, algum tipo de teste para o diagnóstico de Covid-19. O número representa 8,5% da população do País.

Em um mês, foram 4,6 milhões de novos exames realizados, considerando a progressão a partir de julho, quando o IBGE perguntou sobre o tema pela primeira vez em sua pesquisa para medir o impacto da pandemia na vida dos brasileiros.

Dentre todos os testados, 3,9 milhões (21,6%) apresentaram resultado positivo para o novo coronavírus (Sars-CoV-2). Também foi apontada pela pesquisa a influência do nível de escolaridade e renda.

Das pessoas que integram os 10% mais ricos do Brasil, 18% fizeram a avaliação. Já o mesmo percentual dos mais pobres registrou somente 4,3% de testes.

Além disso, 4,4% fizeram o exame entre os cidadãos sem instrução ao fundamental incompleto. O índice sobe para 17,9% quando se trata do grupo com ensino superior completo ou pós graduação.

Com 19,4% da população testada, o Distrito Federal lidera o ranking de exames realizados desde o começo da pandemia, seguido por Piauí (14,4%) e Roraima (12%). Já Pernambuco é o último entre os estados: 5,8%. Na sequência dos que possuem menos testados, aparecem Acre (6%) e Minas Gerais (6,1%).