Presente no velório da juíza Ruth Bader Ginsburg durante a manhã desta quinta-feira (24), Donald Trump foi alvo de vaias e aplausos por parte de manifestantes que também se despediam da magistrada. O presidente dos Estados Unidos ficou em silêncio ao lado do caixão, no alto da escadaria do prédio da Suprema Corte.
Frases como “votem contra ele” e “honre o desejo dela” foram ditas no local. A segunda faz referência a um pedido da juíza progressista. Ícone da defesa dos direitos das mulheres, Ruth queria que seu substituto fosse confirmado apenas após outro presidente tomar posse. Contudo, Trump já comunicou que deverá anunciar a indicação no próximo sábado (26), quando ficará restando pouco mais de um mês para a eleição norte-americana. Por outro lado, um grupo de apoiadores aplaudiu o presidente.
Na transmissão da TV, o barulho estava perfeitamente audível. No entanto, não há a certeza de que Trump e sua mulher, Melania, podiam ouvir os gritos. Depois de permanecerem por menos de dois minutos no local, eles retornaram para a Casa Branca.
Trump utilizou máscara na cerimônia, um comportamento incomum diante da postura normalmente adotada pelo presidente. Ele também vestia gravata azul, e não a tradicional vermelha, que é a cor do Partido Republicano.
O pleito que vai definir quem comandará os EUA pelos próximos anos está marcado para o dia 3 de novembro, uma terça-feira. Joe Biden, do Democrata, é o adversário de Trump na disputa em que o atual chefe de Estado buscará a reeleição.
President Trump and Melania Trump paid their respects to Supreme Court Justice Ruth Bader Ginsburg as a crowd protested their presence pic.twitter.com/L7jHCQWPd0
— CNN Breaking News (@cnnbrk) September 24, 2020