No intuito de garantir o cumprimento das normas de segurança contra a Covid-19, a Prefeitura de Maricá vai promover um planejamento de fiscalizações por ramo de atividade econômica e bairros. Houve revisão de algumas medidas de restrição na última semana. A cidade tem estabelecido a obrigatoriedade do uso de máscaras e a aplicação de multa aos descumpridores das determinações.
Foi publicado em Diário Oficial, no último dia 16, um decreto que regulamenta a lei e indica a configuração de força-tarefa com agentes da Vigilância Sanitária, fiscais de Tributos e Postura e agentes de trânsito para garantir a utilização das máscaras no município.
Cidadãos poderão ser abordados em praias, vias, praças públicas, estabelecimentos de uso coletivo e outros locais. A cobrança da multa deve ocorrer na guia de recolhimento do Imposto Territorial Urbano (IPTU) vinculada ao mesmo CPF e também em desconto na parcela do benefício do programa renda básica da cidadania (Cartão Mumbuca) do envolvido.
Maricá registra o total de 68 casos ativos de Covid-19, com 3.767 pessoas já recuperadas. São 3.955 diagnósticos confirmados da doença e 120 mortes, segundo dados oficiais publicados na sexta-feira (25).