Últimas Notícias

‘Guardiões do Crivella’: primeira sessão da CPI que vai apurar caso será na quarta-feira (30)

Reprodução/TV Globo

Vai ser na próxima quarta-feira (30), às 13h (de Brasília), a instalação da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que investigará os “Guardiões do Crivella”. A data foi marcada pela Câmara dos Vereadores do Rio de Janeiro. Online, a sessão terá transmissão ao vivo pela internet.

Em reportagem do dia 31 de agosto, o telejornal RJ2, da TV Globo, denunciou a presença de funcionários da Prefeitura, pagos com dinheiro público, em portas de hospitais municipais, com a função de impedir a elaboração de materiais jornalísticos sobre problemas nas unidades.

Profissionais da imprensa, assim como pacientes e seus familiares, eram constrangidos e inibidos no momento em que faziam as denúncias sobre dificuldades no atendimento do serviço público. Havia esquema de plantão e os envolvidos tiravam fotos e mandavam para grupos de WhatsApp para comprovarem a chegada aos locais os quais estavam escalados. Um dos grupos em que eram organizados os serviços de blindagem ao prefeito se chamava Guardiões do Crivella.

A CPI irá contar com as participações dos vereadores Dr. Jorge Manaia (Progressistas), Felipe Michel (Progressistas), Teresa Bergher (Cidadania), Inaldo Silva (Republicanos) e Átila A. Nunes (DEM). Paulo Pinheiro (PSOL) será o primeiro suplente. Os nomes do presidente e do relator vão ser definidos na primeira sessão.