Foi divulgada, na noite de sexta-feira (2), a primeira pesquisa sobre a eleição para a Prefeitura do Rio de Janeiro dentro do período oficial de campanha, encomendada pela TV Globo e promovida pelo Ibope. Benedita da Silva (PT), que tem a Enfermeira Rejane (PCdoB) como vice, está na briga por uma vaga no segundo turno, com Marcelo Crivella (Republicanos) e Martha Rocha (PDT), para enfrentar Eduardo Paes (DEM).
Segundo o Ibope, o ex-prefeito lidera com 27% das intenções de voto. Ele é seguido pelo atual gestor da capital fluminense, que tem 12%. Na sequência, aparece a ex-chefe da Polícia Civil (8%). Ex-governadora do RJ, a petista Benedita da Silva possui 7% e está tecnicamente empatada com Martha e Crivella, pela margem de erro, que é de três pontos percentuais e garante o nível de confiança estimado em 95%.
Mais atrás, com 3%, Cyro Garcia (PSTU) encabeça o terceiro pelotão. Na sua cola estão o ex-presidente do Flamengo, Eduardo Bandeira de Mello (Rede), Clarissa Garotinho (PROS) e Renata Souza (PSOL) – todos apresentam 2%.
Ficaram no 1% os candidatos Luiz Lima (PSL) e Suêd Haidar (PMB). Fred Luz (Novo), Paulo Messina (MDB), Glória Heloiza (PSC) e Henrique Simonard (PCO) não pontuaram. Brancos e nulos somaram 28%, e 7% não souberam ou não opinaram.
Foram entrevistadas 805 pessoas entre os dias 26 de setembro a 2 de outubro. A pesquisa teve registro no TSE sob o nº RJ-08365/2020.