Nesta quarta-feira (7), a partir das 22h (de Brasília), na Universidade de Utah, em Salt Lake City, acontece o primeiro e único debate entre os vices das chapas de Donald Trump e Joe Biden, que disputam a presidência dos Estados Unidos no próximo dia 3 de novembro. Representando o atual chefe de Estado estará o republicano Mike Pence, de 61 anos. Já a senadora Kamala Harris, 55, será a voz dos democratas. Responsável pela sucursal de Washington do jornal USA Today, a jornalista Susan Page fará a mediação.
Há poucos dias, Trump foi diagnosticado com a Covid-19. Após ser internado, ele deixou o hospital na última segunda-feira (5). A distância entre os debatedores no palco foi aumentada pelos organizadores do evento, saindo de 2m para 3,6m. Ainda que seus vários testes para o coronavírus (Sars-CoV-2) tenham dado negativo, Pence esteve com Donald, o que eleva a preocupação. Também haverá uma barreira de acrílico separando os rivais.
Líderes das chapas, o atual presidente, de 74 anos de idade, e Biden, 77, debateram pela primeira vez na noite de 29 de setembro. Eles voltam a se encontrar em 15 e 22 de outubro.
Divulgada esta semana, a nova pesquisa da CNN, realizada entre 1° e 4 de outubro, revelou que Joe Biden ampliou a vantagem que tem para Donald Trump nas intenções de voto. O democrata subiu sete pontos, indo de 50% a 57%, contra 41% do republicano que busca a reeleição.