Últimas Notícias

Com desigualdade, propaganda eleitoral em TV e rádio começa nesta sexta-feira

Divulgação/Agência Brasil

Às 13h (de Brasília) desta sexta-feira (9) começa a propaganda eleitoral gratuita dos candidatos a prefeito na televisão, que também terá edições entre 20h30 e 20h40. No rádio, o pontapé inicial foi às 7h, havendo repetições sempre às 12h.

A propaganda vai ao ar de segunda a sábado e terá apenas os postulantes ao cargo de prefeito. Outros 70 minutos diários terão de ser reservados pelas emissoras, entre 5h e 0h, para inserções dos candidatos, sendo 60% do total, ou 42 minutos por dia, destinados aos que concorrem como prefeitos. Os demais 40% do tempo (28 minutos) ficam com os que buscam se tornar vereadores.

Com os critérios de desempenho eleitoral adotados nas novas regras, um a cada quatro candidatos a prefeito irá ficar sem direito a aparecer na propaganda deste ano. São quase 750 mil postulantes no pleito, segundo estima o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), considerando também os que almejam a função de vereador.

O Distrito Federal não tem eleições municipais. Já Mato Grosso vai eleger também um senador. Onze concorrentes disputam a vaga aberta desde a cassação de Selma Arruda em 2019.