A eleição norte-americana deste ano está marcada para 3 de novembro. Porém, a 21 dias do pleito, mais de 10 milhões de votos já foram enviados antecipadamente, pelo correio.
Nos Estados Unidos, o voto não é obrigatório. Em 2020, entretanto, a tendência é de que haja um número maior de votos válidos. Dados compilados pelo Projeto Eleições nos EUA (United States Elections Project) indicam que o pleito atual vai superar, com folga, o de 2016.
O motivo principal das antecipações é a pandemia de Covid-19. Os eleitores do Partido Democrata, de Joe Biden, destacam-se neste grupo. O concorrente de Donald Trump (Republicano) está na frente nas pesquisas de intenção de voto. Recém-diagnosticado com o coronavírus, o atual presidente tenta reverter o quadro até o dia decisivo.
Eram 10,4 milhões de votos já definidos até a noite de segunda -feira (12), de acordo com o centro de informação eleitoral da Universidade da Flórida. Há quatro anos, apenas 1,4 milhão de eleitores depositaram suas escolhas até 16 de outubro, antes da data do pleito.