A quinta-feira (15) começou com a notícia de que Chico Rodrigues (DEM-RR), vice-líder do governo Bolsonaro, foi flagrado com R$ 30 mil na cueca durante uma operação da Polícia Federal. Mais tarde, Luís Roberto Barroso, ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou que o senador seja afastado do cargo por 90 dias.
Foi pedido também, pela PF, na representação ao STF, a prisão preventiva de Rodrigues. A Procuradoria-Geral da República (PGR) se manifestou pela reclusão domiciliar, além da realização de monitoramento eletrônico, e pela proibição de que o senador se comunique com outros investigados. Contudo, Barroso rejeitou ambas as indicações de prisão, garantindo as demais solicitações. O Senado vai receber a determinação do ministro e, depois, avaliará o caso, dando a palavra final sobre o afastamento.
Pelas redes sociais, importantes nomes do PCdoB comentaram o escândalo do dia. Flávio Dino, por exemplo, disse que “de um jeito inusitado, a verdade mais uma vez derrotou uma mentira de Bolsonaro”.
“Ele sabe onde a corrupção está, sempre bem perto dele, nos círculos mais íntimos do seu transitório poder. Bolsonaro acabar com a corrupção seria uma espécie de auto-extermínio”, escreveu o governador do Maranhão, que teve a publicação compartilhada pelos deputados Márcio Jerry (MA), Jandira Feghali (RJ) e Alice Portugal (BA).
De um jeito inusitado, a verdade mais uma vez derrotou uma mentira de Bolsonaro. Ele sabe onde a corrupção está, sempre bem perto dele, nos círculos mais íntimos do seu transitório poder. Bolsonaro acabar com a corrupção seria uma espécie de auto-extermínio.
— Flávio Dino 🇧🇷 (@FlavioDino) October 15, 2020
“A ‘república’ bolsonarista já fedeu por conta de cheques, dinheiro vivo suspeito, milicianos. E agora fede mais ainda com dinheiro nas nádegas do vice-líder do governo Bolsonaro. Quanta vergonha essa turma faz o Brasil passar todos os dias”, enfatizou Jerry.
A "república" bolsonarista já fedeu por conta de cheques, dinheiro vivo suspeito, milicianos. E agora fede mais ainda com dinheiro nas nádegas do vice líder do governo Bolsonaro. Quanta vergonha essa turma faz o Brasil passar todos os dias.
— Márcio Jerry (@marciojerry) October 15, 2020
Candidato à Prefeitura de São Paulo nas eleições que vão ocorrer em novembro, Orlando Silva fez um questionamento e ironizou a recente declaração do atual presidente da República sobre o fim das irregularidades no governo: “Bolsonaro ia acabar com a corrupção? Essa aqui vai entrar para os ANAIS DA HISTÓRIA!”, destacou o deputado federal.
Bolsonaro ia acabar com a corrupção? Essa aqui vai entrar para os ANAIS DA HISTÓRIA! https://t.co/yUwSdF64KK
— Orlando Silva (@orlandosilva) October 15, 2020
Perpétua Almeida, líder do partido, também reforçou a gravidade do fato: “Dinheiro escondido entre as nádegas de vice-líder do governo”, escreveu a parlamentar na legenda de um vídeo compartilhado por ela.
Dinheiro escondido entre as nádegas de vice-líder do governo.. https://t.co/UXfeVkcvb8
— Perpétua Almeida🌺 (@perpetua_acre) October 15, 2020