Nesta quinta-feira (15), foi divulgada uma nova pesquisa Ibope sobre o 1° turno das eleições para a Prefeitura do Rio de Janeiro. O levantamento encomendado pela TV Globo também incluiu as intenções de voto por sexo, idade, renda, escolaridade, religião e raça/cor. Ex-prefeito da cidade, Eduardo Paes (DEM) lidera com 30%. Apresentando nível de confiança em 95%, a consulta popular tem margem de erro de três pontos para mais ou para menos.
O primeiro colocado subiu três pontos em relação à pesquisa anterior, realizada em 2 de outubro. Já Marcelo Crivella (Republicanos) manteve os 12%. O atual prefeito é seguido por Martha Rocha (PDT), que tem 8%. Logo atrás está Benedita da Silva (PT), com 7%. As duas candidatas também permaneceram registrando os índices do levantamento feito no começo do mês.
Um escalão abaixo aparecem Bandeira de Mello (REDE), Luiz Lima (PSL) e Renata Souza (PSOL), todos com 3%. Cyro Garcia (PSTU) tem 2%. Com 1% estão Clarissa Garotinho (PROS), Fred Luz (NOVO) e Paulo Messina (MDB). Glória Heloiza (PSC) e Henrique Simonard (PCO) não pontuaram. Antes com 1%, Suêd Haidar (PMB), desta vez, ficou sem atingir o índice mínimo.
Ex-presidente do Flamengo, Bandeira subiu um ponto, assim como Renata. Fred e Messina alcançaram 1% pela primeira vez. Já Lima viu sua popularidade ser elevada em dois pontos. Em contrapartida, Cyro caiu um ponto. A mesma queda ocorreu com Clarissa.
Brancos e nulos reduziram de 28% para 23%. O montante dos que não souberam ou não responderam totalizava 7% e, agora, ficou em 5%.
Benedita cresce entre evangélicos
Nas intenções de voto por segmento, Eduardo Paes encabeça todos os rankings, exceto entre os evangélicos. O bispo licenciado Marcelo Crivella soma 24% neste quesito, dois a menos do que na pesquisa anterior. Este grupo de eleitores também apresentou o crescimento de Benedita da Silva, a candidata que mais conquistou popularidade no bloco. A petista foi de 3% para 9%. Martha Rocha subiu de 8% para 11%.
Crivella cresceu quatro pontos entre eleitores de 16 a 24 anos de idade, indo de 14% a 18%. Ele só teve elevação superada neste cenário por Bandeira de Mello, que foi de 1% a 8%.
Eduardo Paes quase dobrou sua popularidade entre os que estão na faixa que vai de 35 a 44 anos. O ex-prefeito tinha 17% e, agora, soma 30%. A multiplicação por dois ocorreu para ele no grupo dos que possuem ensino fundamental como escolaridade máxima: saindo de 17% para 34%. Neste segmento, Crivella despencou: 20% para 13%.
Segundo turno e rejeição
O Ibope também simulou um segundo turno entre Paes e Crivella. O ex-gestor do município bateria o atual com 50% dos votos, contra 21% do oponente. Brancos e nulos somaram 25%. Quatro por cento não responderam.
A rejeição também foi medida no levantamento, ou seja, em quem o eleitor não votaria de maneira alguma. Ela apresenta a seguinte ordem: Crivella (57%), Clarissa (40%), Paes (30%), Benedita (29%), Cyro (16%), Lima (10%), Martha (9%), Messina (9%), Luz (8%). Bandeira, Heloiza e Sued têm, cada um, 7%. Já Simonard recebeu apenas 1%.
Foram entrevistados 1001 eleitores entre 13 e 15 de outubro. O registro de identificação no TRE é o: RJ‐09221/2020.