Parte da Campanha Nacional sobre o tema, o Dia D de Multivacinação em Maricá acontece neste sábado (17), como nas outras cidades do País. O objetivo é conscientizar a população para a prevenção de doenças já erradicadas no Brasil. Poliomielite e Difteria são alguns exemplos dessas enfermidades.
As 24 Unidades de Saúde da Família (USF) espalhadas pelos quatro distritos do município recebem a campanha. Como o estado do Rio de Janeiro teve um surto de sarampo recentemente, também haverá vacinação em adultos contra esta doença.
Integram a Campanha Nacional de Multivacinação todas as vacinas presentes nos calendários da criança e do adolescente. No primeiro caso, até 10 anos de idade, são 14 imunizantes: BCG, Hepatite B, Penta (difteria, tétano, coqueluche, hepatite B e poliomielite), Pólio inativada, Pólio oral, Rotavírus, Pneumo 10, Meningo C, Febre Amarela, Tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola), Tetra viral (sarampo, caxumba, rubéola e varicela), DTP (tríplice bacteriana), Hepatite A e Varicela.
Para os adolescentes, há o reforço das imunizações feitas na infância ou esquemas novos, com a aplicação das vacinas para Hepatite B, Febre Amarela, Tríplice viral, Difteria e tétano adulto, DTPa, Meningocócica ACWY, HPV Quadrivalente.