Alunos do terceiro ano do ensino médio retornam às aulas presenciais nesta segunda-feira (19) nas escolas estaduais do Rio de Janeiro, assim como estudantes do quarto módulo de educação de jovens e adultos (EJA). A novidade vale apenas para os municípios que não tiverem oposição das prefeituras às atividades. Trinta e quatro não autorizaram a retomada, de acordo com um levantamento preliminar, e vão manter o estudo remoto. Além disso, os discentes têm a opção de escolha sobre voltar ou não neste momento.
No total, 63 mil alunos de 416 escolas eram esperados em 16 municípios do Rio. Por conta da pandemia de Covid-19, as aulas presenciais de todas as redes de ensino ficaram suspensas em março.
As aulas remotas seguem sendo a solução para estudantes do ensino fundamental, dos dois primeiros anos do ensino médio e dos primeiros módulos de EJA.
Como o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) acontecerá em janeiro de 2021, a ideia é possibilitar aos alunos a conclusão dos estudos a tempo de eles participarem das provas.
Confira os municípios que não aderiram ao retorno das aulas presenciais
Aperibé
Araruama
Armação dos Búzios
Barra Mansa
Cabo Frio
Cachoeiras de Macacu
Campos dos Goytacazes
Conceição de Macabu
Italva
Itaocara
Itaperuna
Japeri
Macuco
Magé
Mangaratiba
Maricá
Miguel Pereira
Paracambi
Petrópolis
Pinheiral
Quissamã
Resende
Rio Bonito
Rio Claro
Santo Antônio de Pádua
Seropédica
Silva Jardim
Tanguá
Teresópolis
Três Rios
Valença
Varre-Sai
Vassouras
Volta Redonda