Últimas Notícias

Programa municipal de castração de animais será realizado pela 1ª vez no Caju

Divulgação/Prefeitura de Maricá

Com 100 vagas disponibilizadas, igualmente divididas entre cães e gatos, o Posto Municipal de Defesa Agropecuária do Caju, zona rural de Maricá, receberá inscrições e triagem de animais para o Programa Municipal de Controle Reprodutivo. Os registros serão realizados em 17 de novembro, a partir das 10h.

Os cães deverão ser levados, no dia da inscrição, para avaliação clínica e coleta de sangue. No caso de castração de gatos, não é necessário ir com o pet ao local nesse período inicial. As senhas serão distribuídas por ordem de chegada.

É preciso que os animais tenham entre cinco meses e 6 anos de idade, segundo a Coordenadoria Especial de Proteção Animal. Não poderão ser castradas cadelas no cio, prenhas ou em lactação.

Também há restrição para animais braquicefálicos, já que estes não podem estar inscritos. São os casos de shih-tzu, boxer, pug e gatos persas, por exemplo.

Os donos interessados necessitam ser maiores de 18 anos e comparecer, no dia da inscrição, com cópias de RG e CPF, além de comprovantes de residência e de rendimentos familiares de até três salários mínimos, NIS, Cartão Mumbuca, Bolsa Família ou Benefício de Prestação Continuada (BPC). Residir em Maricá é uma exigência.

A cirurgia será realizada em dezembro em um centro veterinário móvel em local ainda a ser definido. Cada pessoa física pode levar um casal de pet ou dois machos.