Últimas Notícias

Líbia deve ter eleições em 2021, após acordo intermediado pela ONU

Reprodução/Twitter/ UNSMIL

Chefe interina da Missão de Apoio da Organização das Nações Unidas (ONU) na Líbia, Stephanie Williams anunciou, na sexta-feira (13), que houve acordo para que o país africano organize eleições nacionais dentro de 13 meses. Delegados líbios estiveram reunidos em Túnis, capital tunisiana.

Durante uma coletiva de imprensa, Stephanie disse que “os participantes do Fórum de Diálogo Político na Líbia decidiram organizar eleições nacionais em 24 de dezembro de 2021”. Trata-se do primeiro acordo de destaque nesse período de negociações na cidade da Tunísia. É no país vizinho que acontecem reuniões desde a última segunda-feira (9).

Os encontros têm a participação de 75 delegados de diferentes grupos. A medição é feita pela ONU. O objetivo é conseguir uma solução política para o conflito na Líbia. O país enfrenta problemas desde a queda de Muamar Khadafi, em 2011.

A harmonia entre os cidadãos também está na lista de pretensões da mesa de diálogo. O intuito é encerrar a divisão que envolve o Governo de União Nacional (GNA) e a facção do marechal Khalifa Haftar, concentrada no leste do país. O primeiro é reconhecido pela ONU e controla Trípoli, a capital da Líbia.

Stephanie Williams considera que “a comunidade internacional dispõe das ferramentas para evitar que os acordos sejam sabotados, podendo, inclusive, recorrer a sanções”. Especialistas, por outro lado, alertam sobre a dificuldade de que pactos selados na capital da Tunísia sejam respeitados pelas facções.