Últimas Notícias

Covid-19: Prefeitura de São Gonçalo volta a impor isolamento rígido

Divulgação/Facebook/Prefeitura Municipal de São Gonçalo

Foi publicado, nesta quinta-feira (19), no Diário Oficial, um decreto do prefeito José Luiz Nanci que impõe novo isolamento social em São Gonçalo (RJ). Até o dia 27 de novembro, estabelecimentos devem ficar fechados. Shows, eventos desportivos, caminhadas e outras atividades que causem aglomerações estão proibidos.

A medida temporária visa o enfrentamento da Covid-19 e a prevenção ao contágio da doença. Também passa a ser proibida a circulação de pessoas, salvo exceções.

Seguindo as orientações da Vigilância Sanitária, a administração municipal informou que estão proibidas as atividades de cultura, setores de turismo, lazer, educação e igrejas, além de academias e congêneres.

“(…) fica determinado o isolamento social, até o dia 27 de novembro, de 2020, com o fechamento total de todos os estabelecimentos, sendo vedado, ainda, a qualquer indivíduo o trânsito e permanência imotivado em vias, equipamentos, locais e praças públicas, dentro do Município de São Gonçalo”, diz o artigo 24 do decreto.

Contudo, as regras não se aplicam totalmente a farmácias, drogarias, hipermercados, supermercados, mercados e centros de abastecimento de alimentos, assim como padarias, pet shops, óticas, postos de combustível e chaveiros. Nesses casos, o funcionamento permitido é de 2/3 da capacidade. Clínicas médicas, odontológicas, oftalmológicas, de vacinação e de fisioterapia, laboratórios de exames clínicos e de imagem também estão isentos do fechamento total.

Com 2/3 da capacidade, barbearias e salões de beleza podem funcionar, porém é preciso seguir as orientações do distanciamento mínimo obrigatório. Além disso, o atendimento com hora marcada é a única modalidade permitida.

Estabelecimentos como bares, restaurantes, lanchonetes, shopping centers e lojas de conveniência podem ficar abertos das 12h às 20h. No entanto, é exigido que garantam o fornecimento de álcool em gel 70% e sanitizante, sendo obrigatório o uso de máscaras.

Entre terça e quarta-feira desta semana, a Secretaria Municipal de Saúde de São Gonçalo registrou três óbitos decorrentes do novo coronavírus. No total, são oficialmente, segundo o município, 733 vítimas fatais do Sars-CoV-2 na cidade. Na contagem do Governo do Estado, entretanto, o número de mortes é de 803, considerando o boletim divulgado na terça-feira (17).