Menos brancos/nulos e mais pontos para os candidatos. Divulgada na noite desta quarta-feira (25), a nova pesquisa Ibope que mede as intenções de voto para o segundo turno da eleição municipal em São Paulo aponta leve crescimento nas popularidades de Bruno Covas (PSDB) e Guilherme Boulos (PSOL), que encurtou a desvantagem para o atual prefeito da cidade. O levantamento foi encomendado pela TV Globo e pelo jornal “O Estado de S. Paulo”.
Em relação à pesquisa anterior, revelada no último dia 18, Covas foi de 47% para 48%. Já Boulos ampliou seu índice em dois pontos percentuais e, agora, tem 37%. Apesar de o candidato do PSDB ter ascendido, ele viu o representante da esquerda se aproximar. Brancos e nulos caíram de 14% para 12%. Quatro por cento não souberam opinar ou não responderam – mesmo número visto anteriormente.
Nos votos válidos, quando brancos, nulos e indecisos são excluídos da contagem, Covas fica à frente por 57% a 43%. Este é o procedimento adotado pela Justiça Eleitoral para divulgar o resultado oficial do pleito. Com 50% dos votos válidos mais um voto, o postulante vence a disputa.
Já na pesquisa espontânea, cenário em que não há a apresentação dos nomes dos candidatos aos entrevistados, Covas tem 39% e Boulos fica com 29%. Um por cento citaram “outros”. Brancos e nulos representaram 16% e 15% não souberam ou preferiram não opinar.
Entre 23 e 25 de novembro, o Ibope ouviu 1.001 eleitores da capital paulista. O nível de confiança utilizado é de 95%, o que indica a probabilidade de os resultados estarem de acordo com o atual momento eleitoral, considerando a margem de erro, que, nesse caso, é de três pontos percentuais para mais ou para menos. Na Justiça Eleitoral, o número de identificação do levantamento é o: SP-09681/2020.