Últimas Notícias

Daniel Soranz é apresentado como secretário de Saúde da nova gestão de Eduardo Paes

Divulgação/Facebook/Daniel Soranz

O primeiro secretário confirmado na nova gestão de Eduardo Paes no Rio de Janeiro é Daniel Soranz. A apresentação do futuro responsável por comandar a Saúde aconteceu nesta segunda-feira (30), um dia após a vitória do candidato do DEM sobre o atual prefeito da cidade, Marcelo Crivella (Republicanos), na eleição municipal.

“Já tinha anunciado que chamaria o ex-secretário Daniel Soranz. Pedi ao Daniel Soranz que já fosse ao longo dos últimos 10 dias trabalhando sobre as medidas. Tenho certeza que estaremos em boas mãos”, disse Paes.

Soranz destacou ser necessário conseguir, com menos burocracia, testes rápidos de Covid-19. Ele firmou que há “um problema crônico de desabastecimento”, no qual, “faltam remédios para febre e outros importantes, de uso continuado”.

“A testagem é super importante para conferir realmente quem tem Covid e quem não tem, para que a gente possa tratar e interromper a cadeia de contato, ter mais chance de interromper a cadeia de contato”, considerou o escolhido para conduzir a secretaria.

Dez medidas foram anunciadas por Daniel Soranz. Além de disponibilizar testes rápidos, ele também prevê transparência na ocupação de leitos por unidade, abrir 100 leitos no hospital Ronaldo Gazolla, abastecer as unidades com medicamentos, fazer o rastreamento de pacientes – rede pública e privada – por telefone, obter parcerias com as universidades para inquéritos sorológicos, investir no suporte social, retomar cirurgias eletivas, preparar a rede para a vacina contra Covid-19 e investir na saúde mental para tratar de casos de ansiedade e depressão.

Com 64,07% (1.629.319) dos votos válidos, contra 35,93% (913.700), Eduardo Paes derrotou Marcelo Crivella no pleito deste domingo (29) e voltará a ser prefeito do Rio depois de comandar a cidade entre 2009 e 2016.