Ao menos 14 pessoas morreram e cerca de 20 tiveram que ser socorridas depois que um ônibus caiu do viaduto Ponte Torta, na BR-381, entre João Monlevade e Bela Vista de Minas, na tarde desta sexta-feira (4). O Corpo de Bombeiros de Minas Gerais e a Polícia Rodoviária Federal de Minas Gerais (PRF-MG) divulgaram e confirmaram as informações sobre a tragédia. O local fica a cerca de 117 km de Belo Horizonte.
A queda aconteceu próximo ao entroncamento com a BR-262, sobre a linha da Estrada de Ferro Vitória a Minas. A altura em questão é de aproximadamente 15 metros.
O resgate das vítimas foi realizado com ambulâncias do Corpo de Bombeiros de Minas Gerais. Os feridos estão sendo encaminhados, majoritariamente, ao Hospital Margarida, em João Monlevade. Casos mais graves deverão ser direcionados para Belo Horizonte.
Autoridades locais não souberam informar o itinerário do ônibus. Porém, a PRF disse que se trata de um veículo de turismo com placa de Alagoas.
Em entrevista à Globo News, por volta das 16h10, o tenente Pedro Aihara, porta-voz do Corpo de Bombeiros, falou que, naquele momento, não havia mais vítimas no interior do ônibus, exceto as que já se encontravam em óbito, que são casos em que é preciso fazer, primeiramente, a perícia local por parte da Polícia Civil.
Aihara afirmou também que relatos de testemunhas apontam para uma perda de tração do veículo no momento de subir a ponte, em decorrência de falha mecânica. O ônibus teria, então, voltado de ré e caído da estrutura. Outras informações ainda não confirmadas, segundo o porta-voz, dão conta de que quatro pessoas teriam pulado antes da queda. O tenente declarou que está sendo averiguado a interferência de um eventual choque do ônibus com um caminhão e sua relação com o acidente.
15h30 – Inicialmente a PRF informa que são 10 mortes no local do acidente. Vítimas socorridas para o Hospital Margarida em João Monlevade. Ônibus com placas de Alagoas. Ainda não sabemos a origem e o destino da viagem.
— PRF MINAS GERAIS (@prf_mg) December 4, 2020
Estarrecido. Toda a minha solidariedade aos familiares e amigos das vítimas do grave acidente que ocorreu nesta tarde, em João Monlevade, região Central. Até o momento, 10 mortos foram confirmados nesta triste tragédia.
— Romeu Zema (@RomeuZema) December 4, 2020