Últimas Notícias

Morre Paolo Rossi, carrasco do Brasil e campeão da Copa de 1982 com a Itália

Divulgação/Facebook/Paolo Rossi

Herói italiano na Copa do Mundo de 1982, Paolo Rossi morreu nesta quarta-feira (9), aos 64 anos. De acordo com o jornal “Gazzetta dello Sport”, o ex-atacante foi vítima de um câncer de pulmão descoberto recentemente.

O jornalista Enrico Varriale, da emissora de TV RAI, divulgou primeiramente a notícia. Em seguida, o site da “Gazetta dello Sport” e outros veículos de imprensa do país informaram também o falecimento do craque.

Paolo Rossi morreu exatamente duas semanas após o argentino Diego Maradona, que, também como grande protagonista, venceu o Mundial de 1986 com a Albiceleste no México. Campeão quatro anos antes, o italiano deixa a mulher Federica Cappelletti, com quem era casado desde 2010, e três filhos: Sofia Elena, Maria Vittoria e Alessandro.

O artilheiro marcou três gols sobre o Brasil em 82, na Espanha, durante a partida que ficou conhecida como a “Tragédia do Sarriá”. Os europeus triunfaram por 3 a 2 e seguiram na competição, eliminando os sul-americanos.

A Itália terminou aquele torneio sendo campeã, depois de bater Polônia (2 a 0) e Alemanha Ocidental, por 3 a 1, na final. Também teve gol de Rossi na decisão, justamente o primeiro, que abriu o caminho para a conquista da taça no Estádio Santiago Bernabéu, Madri. Ele já havia marcado os dois de sua equipe contra os poloneses na semifinal disputada em Barcelona, no Camp Nou.

Além de gritar “é campeão”, o então atacante faturou os títulos individuais daquela Copa: foi o artilheiro, com seis gols, e considerado o melhor jogador da disputa. O curioso é que, até a segunda fase, ele não tinha colocado a bola para dentro da rede sequer uma vez. A história começou a mudar diante do favorito Brasil, comandado pelo técnico Telê Santana, que contava, por exemplo, como Zico, Falcão, Júnior e Sócrates.

Pela Juventus, o camisa 20 da Seleção Italiana faturou por duas vezes a liga nacional (1981/82 e 1983/84), além da Copa da Itália da temporada 1982/83. Também foi campeão da Série B pelo Vicenza, em 1976/77. No âmbito continental, venceu a Copa Europeia (atual Liga dos Campeões da Uefa – Champions League), em 1984/85, a Supercopa da Uefa (1984) e a extinta Recopa Europeia (1983/84). Defendeu ainda as cores de Como, Perugia, Milan e Hellas Verona.

Atualmente, Rossi era comentarista no programa esportivo “Domenica Sportiva”, da RAI. A atração vai ao ar todos os domingos, sendo um espaço aberto para o debate da rodada do Campeonato Italiano e outros assuntos dos esportes. No Brasil, é exibido à noite pela versão internacional da emissora.

A imagem pode conter: 1 pessoa, praticando um esporte, criança e atividades ao ar livre
Divulgação/Facebook/Paolo Rossi