Últimas Notícias

Trabalho realizado em Maricá para identificar casos de Covid-19 é destaque em cenário nacional

Divulgação/Isabela Carrari/Prefeitura de Santos

Aquilo que deveria ser feito em todo o Brasil acontece em Maricá com frequência: a busca ativa – recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS) – pela identificação de portadores assintomáticos de Covid-19. Um processo capaz de conter surtos da doença. Na cidade da região Metropolitana do Rio de Janeiro, profissionais da saúde vão às casas da população para oferecer o teste de RT-PCR, considerado o “padrão ouro” dos exames para Sars-Cov-2. O projeto “Sentinela de Maricá Covid-19”, idealizado por Amílcar Tanuri – coordenador do Laboratório de Virologia Molecular da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) – em parceria com o Instituto de Ciência e Tecnologia e Inovação de Maricá (ICTIM) e a Secretaria Municipal de Saúde de Maricá, foi destaque nesta terça-feira (15) no jornal “O Globo”.

Escolhidas com base em distribuição censitária e por sorteio, cerca de 380 residências participam dos ciclos do trabalho. Este é o cenário visto em Maricá. Mas, de acordo com o professor da USP de Ribeirão Preto, Domingos Alves, do portal Covid-19 Brasil, que monitora e projeta a evolução da pandemia no País, não é comum a execução em esfera nacional. É raro haver a busca ativa. Além disso, os testes são, em maioria (algo próximo de 60% do total), os rápidos sorológicos – isso quando realizados. Vale lembrar que 7 milhões de testes de PCR ficaram sem uso, nos estoques do Ministério da Saúde, e perto de perderem suas validades.

Em outubro foi concluído o primeiro ciclo maricaense de testes de PCR. Segundo os resultados, 0,6% da população estava positiva. Já 8,2% haviam sido expostos ao vírus, conforme apontou a sorologia. Inoã, distrito vizinho de São Gonçalo – uma das cidades com mais contágios -, concentrava os casos.

O aparecimento do trabalho do município comandado por Fabiano Horta (PT) em reportagem de alcance nacional foi salientado por políticos relevantes da região. Ex-prefeito de Maricá, Washington Quaquá (PT) publicou algumas imagens sobre o material de “O Globo”. Quem também compartilhou o conteúdo jornalístico foi Dimas Gadelha (PT), candidato que chegou ao segundo turno da eleição para prefeito em São Gonçalo, após liderar a primeira parte do pleito.

“Nada que se constrói aqui é fruto do acaso… Tudo aqui é pensado, planejado e fruto de suor e trabalho! Estamos entrando em fase da construção da nova economia pós petróleo! Nosso prefeito Fabiano Horta planeja e executa, muitas vezes sem você ainda perceber, uma mudança radical na base econômica da cidade. Em breve, muito em breve, você verá! Celso Pansera, no Instituto de Ciência e Tecnologia de Maricá; Dr. Marcelo Velho na área de pesquisa médica e biomedicina; e outros órgãos que o prefeito está potencializando vão transformar, nesse segundo mandato de Fabiano Horta e quarto do PT, Maricá numa cidade com novas bases econômicas, sociais e culturais! Muito orgulho de tudo que fizemos e fazemos! Do governo do meu querido prefeito Fabiano Horta!”, escreveu Quaquá via Facebook.

“Maricá, mais uma vez, dá uma aula no combate à Covid-19. A pesquisa realiza testagem de RT-PCR de casa em casa e visa ter um diagnóstico das áreas de surto epidemiológico. A ação, que é liderada pelo Instituto de Ciência, Tecnologia e Inovação de Maricá (ICTIM) em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde, demonstra uma gestão comprometida com a saúde da população. Parabéns, prefeito Fabiano Horta e todos os envolvidos!”, afirmou Dimas, também em seu perfil na rede social, ao destacar a reportagem.