Nesta quinta-feira (17), Emmanuel Macron recebeu o diagnóstico positivo para Covid-19. A informação foi divulgada em comunicado do governo francês. O presidente do país europeu manterá os trabalhos em isolamento. Nas últimas semanas, ele teve contato com o primeiro-ministro português, António Costa, e diversos líderes do continente.
“De acordo com as normas sanitárias em vigor, e aplicáveis a todos, o presidente da República se isolará por sete dias. Ele vai continuar trabalhando e exercendo suas atividades à distância”, afirma o documento do Palácio do Eliseu, sede da presidência.
A primeira-dama Brigitte Macron, de 67 anos, faz parte do grupo de risco para a Covid-19. No entanto, não é citado, no informativo, se ela também foi testada.
O primeiro-ministro da França, Jean Castex, que esteve em contato com Emmanuel Macron, vai ficar uma semana em isolamento voluntário.
António Costa, primeiro-ministro de Portugal, passará por um teste nesta quinta, mesmo sem apresentar sintomas da doença. O luso esteve em um evento público com Macron na quarta-feira.
Antes, na segunda, o líder francês almoçou com Pedro Sánchez, presidente do governo da Espanha, que anunciou que também cumprirá quarentena.