Últimas Notícias

Após identificação de nova variante do coronavírus, países se fecham para o Reino Unido

Divulgação/Renato Araújo/Agência Brasil

Voos provenientes do Reino Unido estão suspensos ou restringidos em dezenas de países, incluindo ao menos 14 da União Europeia (UE). O motivo é a descoberta de uma nova cepa – ainda mais contagiosa – do coronavírus que causa a Covid-19 (Sars-CoV-2).

Detectada no começo do mês, a mutação está se espalhando rapidamente. De acordo com o Ministério da Saúde britânico, a capital da Inglaterra, Londres, é a que mais sofre no momento.

Itália, Alemanha, Bulgária, Irlanda, Lituânia, Letônia, Finlândia, Noruega e Croácia se juntaram a Holanda, que foi o primeiro país a restringir ou suspender voos do Reino Unido. Em Portugal, apenas cidadãos portugueses ou com autorização de residência podem entrar no país, no caso de voos que chegam do Reino Unido. Ainda é preciso, por parte dos lusos, a apresentação de teste que comprove resultado negativo para o Sars-CoV-2.

Também foram impostas restrições por países fora de UE. São os casos de Turquia, Suíça, Canadá, Israel e Argentina. Além dos argentinos, na América do Sul, Colômbia, Chile e Peru anunciaram neste domingo (20) a suspensão de todos os voos procedentes do Reino Unido. Já na Arábia Saudita, as fronteiras foram totalmente fechadas por uma semana e todos os voos internacionais estão cancelados.

Autoridades sanitárias do Reino Unido confirmaram a presença de uma nova cepa do Sars-CoV-2 no país no último sábado (19). Trata-se de uma variante 70% mais contagiosa. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a modalidade também foi identificada em Itália, Dinamarca, Austrália e Países Baixos.