Últimas Notícias

Auxílio emergencial é a única fonte de renda para 36% dos beneficiários, indica Datafolha

Divulgação/Tomaz Silva/Agência Brasil

Para 36% das famílias brasileiras que recebem o auxílio emergencial, esta é a única fonte de renda. Os dados sobre o benefício pago pelo governo neste período de pandemia de Covid-19 são da pesquisa Datafolha, que foi publicada pelo jornal “Folha de S. Paulo” nesta segunda-feira (21).

Na comparação com agosto, quando foi feito o levantamento anterior, houve uma queda no índice. O percentual, naquela ocasião, era de 44%.

A penúltima pesquisa foi realizada antes da extensão do benefício. Em setembro, o valor do auxílio acabou sendo reduzido de R$ 600 para R$ 300 por mês. Agora, em dezembro, está sendo paga a última parcela.

Com a queda da quantia pela metade, 27% dos beneficiários buscaram outras fontes de renda, de acordo com o levantamento. Além disso, 75% das famílias reduziram a compra de alimentos, e 65% passaram a adquirir menos remédios. Na sequência, aparecem a diminuição no consumo de água, luz e gás (57%), a interrupção do pagamento de contas da casa (55%) e a queda nos gastos com transporte (52%). Cinquenta e um por cento pararam de pagar escola ou faculdade.

Foram ouvidas 2.016 pessoas, pelo Datafolha, entre os dia 8 e 10 de dezembro. A pesquisa tem margem de erro de dois pontos percentuais.