Os maricaenses já conhecem boa parte dos escolhidos que irão compor o secretariado municipal durante o segundo mandato do prefeito Fabiano Horta, do PT, reeleito no pleito de novembro. Entres eles estão Alan Novais e Igor Corrêa, dois importantes nomes do Movimento 65 na cidade.
Cidadão maricaense – titulo recebido em 2009 -, Alan Novais seguirá no comando da autarquia municipal Instituto de Informações e Pesquisa Darcy Ribeiro. Ele já foi vice-presidente regional da União Nacional dos Estudantes (UNE) e membro da Executiva Nacional. Esteve como secretário de Meio Ambiente em 2009 e de Urbanismo (a partir de 2013) – ambos na cidade. Em 2017, ficou à frente do Desenvolvimento Econômico do município.
Também presidente do PCdoB em Maricá, Novais disse se sentir “honrado em ter recebido a missão de continuar presidindo” o IDR. Agradeceu ao prefeito Fabiano Horta pela confiança e reconhecimento ao longo destes dois anos como presidente da autarquia.
“É um grande orgulho continuar trabalhando neste governo que foi aprovado por mais de 80% da população, marco histórico em Maricá, fruto de um grande grupo político que dirige a cidade desde 2009, transformando a nossa cidade, mudando a vida das pessoas e cuidando de nossa gente”, celebrou.
Alan Novais citou ainda alguns projetos e estudos que serão realizados pelo IDR. “Vamos avançar no censo econômico, no censo de mobilidade e, principalmente, na ampliação do programa ‘Chegou a Sua Vez’ para toda cidade. O nosso propósito é trabalhar para colocar Maricá cada vez mais em lugar de destaque pela gestão de excelência e cuidado com as pessoas”.
Igor Corrêa, de 39 anos, está encarregado de conduzir a Ouvidoria Geral. Ele declarou que foi “muito honroso” receber “essa missão”.
“Acredito que a ouvidoria seja algo um pouco elitista ainda. Queremos levar para as classes mais baixas e popularizar, ir até a população, não ser uma ouvidoria só receptiva, ir atrás dos problemas, popularizar a ouvidoria”, projetou.
“Tem que ser feito uma reformulação na ouvidoria com a popularização, investimento e tecnologia, portais… Ser mais proativo dentro da ouvidoria, ir em busca dos problemas, não ficar só aguardando”, acrescentou.
Na proposta de planejamento e reestruturação de Igor Corrêa consta, entre outros objetivos, “realizar a interpretação de dados relevantes a população através de textos, imagens e gráficos”. Além disso, há a expectativa de “tornar o portal da transparência em uma interface amigável, com instrumentos de busca inteligente”.
Candidato a vereador nas eleições municipais de 2020 pelo Movimento 65, Corrêa estará como suplente na Câmara. Ele era chefe da sessão da manutenção predial da Serviços de Obras de Maricá (Somar), antes de se candidatar e conquistar 1.253 votos nas urnas.