Últimas Notícias

Pazuello projeta início de vacinação para 20 de janeiro, afirmam prefeitos

Divulgação/Marcelo Camargo/Agência Brasil

De acordo com o ministro Eduardo Pazuello, a vacinação contra a Covid-19 vai começar em todo o Brasil na próxima quarta-feira (20). Foi o que informaram os prefeitos que participaram de uma reunião com o Ministério da Saúde nesta quinta (14).

Contudo, a confirmação da data ainda depende da liberação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para o uso emergencial das vacinas CoronaVac e AstraZeneca. A decisão da Anvisa sai no domingo (17).

“De acordo com @ministropazuelo, próxima segunda chegam as 2 milhões de doses da Astrazeneca para estados. Há também as 6 milhões da Coronavac. Anvisa liberando domingo, distribuem na terça para iniciar na quarta, dia 21 [na verdade, 20]. Ou seja: 8 milhões de doses para janeiro”, escreveu Gean Loureiro (DEM), prefeito de Florianópolis (SC), via Twitter.

https://twitter.com/GeanLoureiro/status/1349716428098850821

“Serão, portanto, 8 milhões de doses distribuídas no Brasil semana que vem.
@minsaude distribui aos Estados que repassam aos municípios. Início previsto da vacinação é quarta, dia 21 [20], 10h em todo o território nacional”, acrescentou.

https://twitter.com/GeanLoureiro/status/1349718759548837890

O dia 20 também foi citado pelas prefeituras de Cuiabá (MT) e de Maringá (PR), depois do encontro.

Segundo a Frente Nacional dos Prefeitos, o ministro da Saúde apresentou também a previsão sobre a quantidade de doses de vacina que o País terá nos próximos meses. Além dos mencionados 8 milhões para janeiro, a informação revelada aponta que, no total, em fevereiro e abril seriam 30 milhões e 80 milhões, respectivamente.

Mais de 130 prefeitos participaram da reunião com Pazuello. A maioria marcou presença de forma virtual.